ZARA – Abolição no meu guarda roupa

Olá meninas, boa tarde!

Tumblr_lnzlci0rmf1qcjyv7o1_500_large

Queria contar tantas coisas legais pra vocês, acabei de voltar de viagem e tenho milhares de posts novos pra mostrar. Mas infelizmente tenho que entrar em um assunto chatíssimo, muitas pessoas não vão querer ler  o post pelo fato de sair do foco no blog, mas gostaria de informar todas as pessoas que realmente ainda não estão sabendo da história, e quem sabe alguém solidarizar-se! E o motivo? Mostrar também a minha decepção  em relação a tudo isso. Enfim…. a polêmica é a marca lindíssima Zara estar envolvida em denúncia de trabalho escravo, galera ultimamente eu tenho me informado muito no assunto, até para poder criar esse post falando informações corretas e me senti muito traída pela marca, juro!  

A partir de uma denuncia, o Ministério do Trabalho encontrou na zona norte de São Paulo uma casa com 15 bolivianos vivendo em uma situação de trabalho escravo, as condições eram super precárias e eles ganhavam centavos para costurar aquelas lindas blusinhas que a gente encontra na loja do shopping por R$70,00.

Local: Abafado, com pouca iluminação, sem ventilação, mal cheiroso, em que as janelas eram mantidas fechadas para ninguém saber que havia uma oficina de costura ali.

A justificativa da marca foi que ela não sabia dos costureiros da confecção, o que é muito improvável pelo simples fato de que o dono da confecção era um boliviano, e uma empresa desse porte tem todo o relatório de todos os seus funcionários. Mas se vocês pensam que depois da indenização os bolivianos estão em uma vida confortável vocês estão muito enganados.

Patriotismo da minha parte ZERO! Infelizmente, em outro país as coisas mudariam e ela poderia até perder a empresa, já aqui a indenização foi mínima em relação ao que eles ganharam em todos esses anos de escravidão!  Ninguém sabe se realmente mudou alguma coisa até por que existem milhares de empresas explorando pessoas por aí.. garanto à vocês, NÃO É SÓ A ZARA. E se eu conseguir, quero abolir a Zara do meu guarda roupa como já com diversas outras marcas por vários motivos.

Tumblr_lop5pyulb51qbii9bo1_500_large

E desculpa pessoal.. podem ter certeza que esse era o último assunto que eu gostaria de citar no blog. Muito beijos, Thais Andrade =)

Uma resposta em “ZARA – Abolição no meu guarda roupa

  1. Esse é um assunto bastante delicado. Como você mesma disse, existem váááááárias outras marcas que fazem uso de trabalho escravo e continuam no mercado firmes e fortes: a Nike é uma dessas. Acontece que eles foram “espertos” (sujos, na minha opinião) e se aproveitaram de um mercado de trabalho onde pagar centavos para crianças não é considerado crime. A situação de muitos países é bastante precária, o que favorece esse tipo de prática. Mas sinceramente, não sei até que ponto o boicote seria uma solução para o problema. Claro que se TODOS pensassem assim a marca iria a falência, mas sabemos que o consumismo desenfreado nunca permitiria isso. Mas, é sempre bom levar essas coisas em consideração para passar a dar atenção a pequenos produtores, até porque essas lojas de massa são irritantes, na medida em que você paga nada barato para ter peças NADA exclusivas!

Deixe um comentário